ABBA's Agnetha Fältskog: "Behind The Scenes, I Felt Like A Wreck" — Article 1999

Mikro Gids, December 1999: ABBA’s Agnetha Fältskog: “Behind the scenes, I felt like a wreck”

Olá a todos, tudo bem?
Hello everybody, how are you?

  Hoje trazemos um artigo de Dezembro de 1999, publicado na Mikro Gids, onde Agnetha fala sobre a sua vida após ABBA e como era o ambiente na banda.

  Today we bring an article from December 1999, published in Mikro Gids, where Agnetha talks about her life after ABBA and how was the atmosphere in the band.



*Português*

  Qual foi o CD que vendeu mais nas lojas nos últimos dez anos? Foi da Madonna? Foi dos Oasis'? Ou era das Spice Girls? Não exatamente. Com o ano de 2000 a chegar, o público em geral está a voltar para os dias de ouro dos ABBA em uma escala maciça. Nesse meio tempo, nada menos do que 25 milhões de cópias do CD "ABBA Gold" passaram nos balcões de lojas. Um sucesso sem precedentes, que fazem os ídolos pop de hoje em dia empalidecer. 
  Agnetha Fältskog sobre a vida após a lenda.

  Quem não a conhece? Agnetha Fältskog, a linda e loira cantora que fez o coração de muitos rapazes bater mais rápido. Ela agora tem 49 anos, ainda atraente, mas muito mais sofisticada. Na verdade, ela quase não envelheceu. Assim como a criação lendária dos ABBA. Em seu auge zombou pela imprensa crítica, agora eles estão mesmo imortalizados no famoso Museu Nórdico de Estocolmo. Vinte e cinco anos depois de "Waterloo", ABBA não é só amplamente respeitado pelas suas estruturas musicais complexas, a sua contribuição avant-garde ao espírito do tempo dos anos setenta e oitenta está a ser reconhecido em todo o mundo também. Agnetha dificilmente parece perceber isto. O jeito em que ela fala sobre os ABBA, revela uma certa ingenuidade. 
  Agnetha: "Quando nós chamamos um dia com os ABBA no início da década de oitenta, pensei que seriamos esquecidos passado alguns anos. Eu nunca percebi o quão grande é o impacto do nosso grupo. Mas agora, na década de noventa, ABBA está de volta com uma vingança. Na minha vida também. Enquanto isso, o avivamento tornou-se tão forte, que não podemos ignorá-lo por mais tempo. Você sabe, quando a nossa música durou tanto tempo, e ainda é atrativa para muitas pessoas em todo o mundo, então tem que haver algo de especial em nós como um grupo?"



  Durante anos, Agnetha não queria nada mais do que estar em casa e levar uma vida privada. Ela não tem nenhum desejo de fama. Muitas vezes é dito que ela vive como uma reclusa, desligada da sociedade. Mas, na realidade, ela está no centro da vida. Ela mostra-se regularmente em festas e estréias. Mas ela não atuou por mais tempo.
  Agnetha: "Eu quero mostrar meu talento, o meu objectivo não é tanto ser adorado por uma grande quantidade de pessoas. Após o imenso sucesso do grupo, eu queria provar que eu era mais do que a Agnetha dos ABBA. É por isso que realizei um sonho de uma vida, quando tive a oportunidade. Eu aceitei um papel num filme, a fim de provar a mim mesma como atriz também. Depois do meu filme, eu gravei o meu primeiro disco solo internacional "Wrap Your Arms Around Me", juntamente com Mike Chapman. O fato de que este álbum vendeu 2,5 milhões de cópias, deu-me a sensação de que eu poderia ser bem sucedida sozinha também. Mas até lá, os meus filhos já eram a minha prioridade. Os projetos que eu estou realmente orgulhosa são os álbuns que gravei juntamente com eles. Hoje em dia, estou mantendo-me ocupada com o gerenciamento de meu centro de equitação e a supervisão do meu capital. Quem sabe, eu poderia até cantar de novo, uma trilha sonora de um filme ou algo assim. Apenas por diversão."

  Dos quatro membros dos ABBA, foi especialmente a Agnetha que começou a sua carreira solo cheia de ambição. Na verdade, ela já fazia sucesso como cantora a solo na Suécia, mesmo antes de ABBA existir. Com grande avanço dos ABBA e os inúmeros sucessos que se seguiram, a ambição de Agnetha estranhamente diminuiu. O que veio de seguida foi a criação dos seus filhos e os medos incontroláveis. Isto resultou no divórcio dramático de Björn e vários conflitos no grupo. 
  Agnetha: "Eu gostei muito do sucesso, mas eu tinha a sensação de que eu estava dividida em dois. Por um lado, eu era uma estrela, e no outro lado, eu era uma mãe. Em cima disso, eu desenvolvi um enorme medo de voar, depois de um acidente de avião próximo. Eu estava com medo que meus filhos seriam deixados para trás sem os pais. Eu sentia falta deles quando eu estava lá a cantar pela enésima vez o meu hit, longe de casa. É por isso que às vezes queria ficar em casa em um determinadas situações. Björn e eu tivemos muitas discussões sobre isso. Ele pensou que eu não poderia deixar certas oportunidades passarem. Mas as crianças eram a minha prioridade. Eu não tinha qualquer problema com atuações na televisão, porque elas eram sempre breves. Mas eu não estava pronta para tornês que duravam meses a fio. Depois do nosso divórcio, concordei com mais uma turnê mundial. Essa tornê foi muito difícil para mim. No palco, eu estava radiante, mas nos bastidores, eu me sentia a naufragar."



  Ainda assim, o divórcio não significou o fim dos ABBA imediatamente. Muitos consideram que os registros após o divórcio como os melhores momento do grupo. As melodias são mais complicadas, as letras são menos superficiais e às vezes até dolorosamente pessoais. 
  Agnetha: "Em um determinado momento, Björn e eu só tinhamos de encarar os fatos. As coisas não estavam indo bem entre nós. Quando finalmente tinhamos decidido separar, uma enorme pressão desapareceu. Estávamos livres novamente, e poderia sair com outras pessoas novamente. Isto teve um efeito positivo sobre o ambiente no grupo. É certamente verdade que o nosso trabalho ficou mais profundo por causa disso. Nós escrevemos músicas melhores, com mais emoção real e sentimentos puros. Eu ainda digo que 'The Winner Takes It All' , 'One Of Us' e 'The Day Before You Came' são as nossas melhores canções."

  Quando o casamento de Benny e Frida chegou ao fim, bem como, devido ao Benny ter um caso, ABBA estava condenado. Mas nenhum dos membros dos ABBA tem a coragem de romper com os ABBA como património oficialmente. 
  Agnetha: "Essa foi a coisa mais estranha de toda a situação. Nenhum de nós realmente sentimos por mais tempo, mas nenhum de nós teve a coragem de dizer: 'Eu me demito'. Tínhamos conseguido tudo o que havia para alcançar, nós tinhamos escrito músicas boas e alcançamos um enorme sucesso, e, em seguida, chega o momento em que você quer seguir em frente. Num certo momento, eu disse durante uma entrevista que eu preferia uma carreira a solo do que os ABBA, e que eu não conseguia jamais imaginar nós num palco novamente. Eu dei essa entrevista apenas um ano depois de nossas últimas gravações, mas durante esse curto período de tempo eu tinha ficado tão distante dos ABBA, que eu não tinha percebido que eu tinha posto um fim a uma era por dizer isso. Desde então, eu decidi levar a minha vida no meu próprio ritmo. Isso fez-me muito mais feliz. "

Tradução & Adaptação: ABBA Best
Fonte: ABBA The Articles


*English*

  Which CD crossed shop counters the most in the past ten years? Was it Madonna’s? Was it Oasis’? Or was it the Spice Girls’? Not exactly. With the year 2000 on the threshold, the general audience is going back to the golden days of ABBA on a massive scale. In the meantime, no less than 25 million copies of the CD ‘ABBA Gold’ have crossed shop counters. An unprecedented success, that make the pop idols of today turn pale. 
  Agnetha Fältskog about the life after the legend.

  Who doesn’t know her? Agnetha Fältskog, the pretty, blonde singer that made many boys’ heart beat faster. She is now 49 years old, still attractive but much more sophisticated. Actually, she hardly got older. Just like the legendary creation ABBA. In their heyday scoffed at by the critical press, now they’re even immortalized at the renowned Nordiska Museum in Stockholm. Twenty-five years after ‘Waterloo’, ABBA is not only widely respected for their intricate musical structures, their avant-garde contribution to the time spirit of the seventies and the eighties is being acknowledged all over the world as well. Agnetha hardly seems to realize this. The way she talks about ABBA, reveals a certain naivety.
  Agnetha: “When we called it a day with ABBA in the beginning of the eighties, I thought we would be forgotten after a few years. I never realized how big the impact of our group was. But now, in the nineties, ABBA is back with a vengeance. In my life as well. Meanwhile, the revival has become so strong, that we can’t ignore it any longer. You know, when our music has lasted for such a long time, and is still appealing to so many people all over the world, then there has to be something special about us as a group?”



  For years, Agnetha has wanted nothing more than to be at home and lead a private life. She has no desire for the spotlights. It is often suggested that she’s living like a recluse, shut off from society. But in reality, she’s in the centre of life. She regularly shows up at parties and premieres. But she doesn’t perform any longer.
  Agnetha: “I want to show my talent, my aim is not so much to be worshipped by loads of people. After the immense success of the group, I wanted to prove I was more than ABBA’s Agnetha. That’s why I realized a lifelong dream when I got the opportunity. I accepted a part in a movie, in order to prove myself as an actress as well. After my movie, I recorded my first international solo album ‘Wrap Your Arms Around Me’, together with Mike Chapman. The fact that this album sold 2,5 million copies, gave me the feeling that I could be successful on my own as well. But by then, my children were my priority already. The projects that I’m really proud of are the albums that I’ve recorded together with them. These days, I’m keeping myself occupied with managing my horse-riding centre and the supervision of my capital. Who knows, I might even sing again, a movie soundtrack or something like that. Just for fun.”

  Out of the four ABBA-members, it was especially Agnetha who started her solo career full of ambition. Indeed, she was already successful as a solo singer in Sweden, even before ABBA existed. With ABBA’s major breakthrough and the numerous hits that followed, Agnetha’s ambition strangely diminished. What came instead was the care for her children and uncontrollable fears. This resulted in the dramatic divorce from Björn and several conflicts in the group.
  Agnetha: “I enjoyed the success, but I had the feeling that I was torn in two. On the one hand, I was a star, and on the other I was a mother. On top of that, I developed an enormous fear of flying, after a near plane crash. I was afraid that my children would be left behind without parents. I missed them when I was standing there singing my umpteenth hit, far away from home. That’s why I rather wanted to stay at home at a certain point. Björn and I had many arguments about that. He thought that I couldn’t let certain opportunities go by. But the children were my priority. I didn’t have any problems with television performances, because they were always brief. But I wasn’t up for the tours that lasted for months on end. After our divorce, I agreed to one more world tour. This tour was very difficult for me. On stage, I was radiating, but behind the scenes, I felt like a wreck.”



  Still, the divorce didn’t mean the end of ABBA immediately. Many regard the records after the divorce as the group’s finest moment. The melodies are more complicated, the lyrics are less superficial and sometimes even painfully personal.
  Agnetha: “At a certain moment, Björn and I just had to face the facts. Things just weren’t working out between us. When we eventually had decided to separate, an enormous pressure disappeared. We were free again, and could go out with other people again. This had a positive effect on the atmosphere in the group. It’s definitely true that our work got more profound because of it. We wrote better songs, with more real emotion and pure feelings. I still regard ‘The Winner Takes It All’, ‘One Of Us’ and ‘The Day Before You Came’ as our best songs.”

  When Benny and Frida’s marriage comes to an end as well, due to Benny having an affair, ABBA is doomed. But none of the ABBA-members has the nerve to break away from the ABBA-heritage officially.
  Agnetha: “That was the strange thing about the whole situation. None of us really felt like it any longer, but none of us had the nerve to say: ‘I quit’. We had achieved everything there was to achieve, we had written good songs and achieved an enormous success, and then there comes a time when you want to move ahead. At a certain point, I said during an interview that I preferred a solo career to ABBA, and that I couldn’t imagine that we’d ever be on stage together again. I gave that interview only a year after our last recordings, but during that short time I had become so far removed from ABBA, that I hardly noticed that I had put an end to an era by saying that. Since then, I’ve decided to lead my life at my own pace. This has made me much happier.”

Font: ABBA The Articles


37th Post | 37ª Publicação

No comments:

Welcome!

- If you want to translate to your language, check the right sidebar!

- Thanks for following the blog and for your comment!


Kiss.

Powered by Blogger.